11 3349-3380 | 2366-3380

Com o desenvolvimento da tecnologia e do aperfeiçoamento de protocolos de segurança monitorada, existem hoje recursos de altíssimo desempenho para evitar que pessoas invadam uma propriedade.

traço-para-destaque-1

 

Neste artigo vamos tratar de um dos mais importantes desses recursos: a Segurança Perimetral.

Solução fundamental em proteção local, a Segurança Perimetral, em alguns casos, acaba sendo deixada, por proprietários e administradores de imóveis, em segundo plano ou para um momento futuro.

Isso se deve ao fato de que alguns veem outras soluções do setor, como a vigilância em vídeo e os sistemas de controle de acesso, como recursos satisfatórios para garantir a segurança de um local protegido.

Entretanto, essa visão não se comprova na prática.

No dia a dia, a Segurança Perimetral é uma das soluções em segurança que traz um dos maiores benefícios de proteção a qualquer tipo de propriedade, seja ela residência, comércio ou condomínio (vertical ou horizontal).

O valor tangível da Segurança Perimetral é ainda mais evidenciado quando o sistema é parte de um projeto que faz uso de recursos em segurança em diversos níveis de detecção, todos atuantes de modo simultâneo, formando um todo integrado e eficiente.

Portanto, com a integração desses sistemas, recursos e tecnologias, é possível se atingir níveis elevadíssimos de detecção de intrusão em perímetros protegidos.

…..

Observação: aqui, na seção de artigos da Interport, você se atualiza de forma clara e objetiva sobre os melhores e mais avançados recursos de segurança tecnológica.

Cadastre seu e-mail no final desta página e receba nossa newsletter. Assim você será avisado sobre novos artigos publicados.


 

Como funciona a Segurança Perimetral

segurança perimetral - cerca eletrificadaDe modo resumido, chamamos de Segurança Perimetral o conjunto de barreiras instaladas ao redor de um perímetro para protegê-lo da invasão de pessoas.

Essas barreiras de proteção às vezes atuam com o uso de sensores, como infravermelhos e micro-ondas, via cabos de envio de sinais eletromagnéticos ou fibra ótica.

Outras vezes atuam como barreiras físicas propriamente ditas, como as cercas, que podem ser eletrificadas para gerar maior impedimento de invasões. As cercas também podem ser conectadas a outros sistemas de monitoramento, emitindo sinais de alerta quando há uma ocorrência.

…..

Ou seja, com seus recursos de barreira física aliados a sistemas tecnológicos de monitoramento, a Segurança Perimetral atua em duas frentes:

Cria bloqueios físicos que evitam a invasão em si;

Os dispositivos de bloqueio, conectados por sensores ao sistema de monitoramento atuante no local, emite sinal de alerta sempre que necessário.

Obs.: além dos aspectos acima, um sistema completo de Segurança Perimetral apresenta o chamado efeito psicológico. Com seus dispositivos instalados e visíveis, um possível invasor, ao ver que o local é protegido por equipamentos, se sentirá ameaçado caso pense em tentar uma invasão.


 

Tipos de barreiras

segurança perimetral - portãoUm projeto profissional e eficaz de Segurança Perimetral é desenvolvido com a implantação de 3 tipos principais de barreiras:

Físicas: são as barreiras que vão impedir fisicamente a entrada de invasores. São os muros, grades, portões, cercas eletrificadas, arames farpados etc.

Tecnológicas: podem ser consideradas como barreiras tecnológicas todos os dispositivos e recursos de segurança eletrônica para detectar qualquer tentativa de invasão ou para criar uma barreira física, como sensores implantados no topo de muros ou a eletrificação e o monitoramento de uma cerca. São os alarmes monitorados, câmeras de segurança, sensores diversos, além dos recursos de TI (tecnologia da informação), que permitem a comunicação imediata de qualquer tentativa de dano a uma barreira de proteção (como o corte de um fio de uma cerca eletrificada).

Psicológicas: são as barreiras que visam amedrontar o possível invasor, levando-o, diante da percepção do alto risco de uma tentativa de intrusão, a mudar de ideia. A princípio, podemos citar todos os equipamentos, dispositivos e recursos como sendo barreiras psicológicas, já que a sua existência comunica ao eventual invasor que o local é devidamente protegido. Têm também a função de funcionar como barreiras psicológicas as placas (“cuidado, cerca elétrica”) e avisos (“você está sendo filmado”).


 

Vai instalar Segurança Perimetral?

Veja algumas orientações para implantação e desenvolvimento de projetos:

Se você já se informou sobre Segurança Perimetral e decidiu implantá-lo na sua residência, na sua empresa ou no condomínio que administra, é hora de fazer um levantamento de informações, necessidades e problemas antes de colocar a mão na massa.

A prudência nessa fase é importante. Não tenha pressa! Leve em consideração que os dispositivos serão instalados fisicamente, muitas vezes em locais de difícil acesso, e uma eventual remoção ou um reposicionamento devido a um projeto erroneamente desenvolvido podem ser bem complicados.

E seja objetivo. Como já disseram: “não tenha pressa, mas não perca tempo”.

Conheça seu fornecedor: ao contratar uma empresa de serviços e tecnologia em segurança para o desenvolvimento de seu projeto, peça a ela (ou a elas, caso faça uma concorrência) o endereço de 2 ou 3 imóveis em que implantaram um sistema. Vá até o local, converse com o responsável pela administração do imóvel sobre a qualidade do atendimento recebido. Observe também a qualidade das instalações realizadas, verifique se o serviço foi realizado com competência, capricho e respeito à arquitetura do local. Peça também uma avaliação sobre o desempenho dos dispositivos.

Estude seu imóvel (e o entorno): evidentemente, uma casa num condomínio residencial numa região de mata tem necessidades de segurança bem diferentes de uma empresa estabelecida numa casa situada num centro comercial. Assim, é imprescindível que se faça uma análise da região, levando em conta: índices de criminalidade, nível de segurança nos vizinhos, facilidade de acesso à região e históricos de ocorrências nos locais próximos.

Exigências do local: nem sempre é possível ou viável a implantação num imóvel do dispositivo que se tem em mente. Características, especificidades e perfil do local influem nas soluções disponíveis. Há casos de empresas que, por uma questão de imagem institucional, não admitem, por exemplo, arames farpados expostos em muros. A arquitetura e a estrutura (do imóvel em si ou do condomínio) também têm suas exigências estéticas e físicas, em que qualquer alteração em sua construção precisa estar rigidamente de acordo com seu projeto arquitetônico e de engenharia.

…..

Outros aspectos não locais também são de suma importância para o pleno funcionamento de um projeto em Segurança Perimetral.

A equipe de profissionais responsável pela segurança e acesso ao perímetro precisa saber operar devidamente os dispositivos instalados, assim como manejar os recursos de comunicação e monitoramento.

O treinamento adequado irá permitir que cada profissional saiba devidamente habilitar os equipamentos e reagir adequadamente (conforme o protocolo estabelecido) diante de uma ocorrência, como uma tentativa de invasão.

Os equipamentos instalados também são, evidentemente, fator decisivo quanto ao desempenho do sistema em Segurança Perimetral. Todos os dispositivos (câmeras diversas, cercas físicas, barreiras eletrônicas ativadas por sensores, recursos de TI, alarmes, portões etc.) precisam estar em conformidade com as características do local e apresentarem desempenho de alto nível.

…..

Esses fatores, que promoverão o funcionamento adequado de sua Segurança Perimetral, precisam ser avaliados em conjunto com a empresa contratada.

Por isso, tanto para a escolha de um fornecedor do setor quanto para a definição das soluções para o imóvel, é indispensável que se tenha informação de qualidade. Somente assim você saberá das novidades disponíveis e poderá conversar objetivamente com a empresa que contratar.

…..

Aqui, na seção blog da Interport, você encontra artigos com dicas práticas e objetivas sobre Segurança Perimetral e outros assuntos relacionados à segurança eletrônica e afins.

Siga nosso blog. Mantenha-se informado!


 

Cadastre-se

Receba nossas newsletters por e-mail. Seja um dos primeiros a saber sobre novos artigos e outras novidades do mercado.Texto


Share This

Compartilhe

Divulgue este artigo!