11 3349-3380 | 2366-3380

Estamos às portas de uma grande revolução tecnológica, algo que irá determinar o futuro de nossa sociedade de modo nunca antes visto.

Essa mudança, que irá transformar drasticamente nosso conceito de trabalho, vai também determinar o modo como cuidamos da segurança nos condomínios.

traço-para-destaque-1

 

Algumas pessoas no Brasil ainda não estão devidamente cientes de que estamos à beira do que alguns estudiosos estão chamando de Revolução Industrial 4.0.

Talvez o tema ainda não tenha ganhado o devido destaque por aqui porque enfrentamos ainda desafios básicos, estruturais, quanto ao mercado de trabalho.

No chamado mundo desenvolvido – ou primeiro mundo – a discussão ganha destaque crescente e já faz parte de grandes debates políticos.

Vamos tratar desse assunto neste artigo porque a Revolução Industrial 4.0 já está mudando as atividades ligadas ao trabalho, às profissões. Isso porque a inteligência artificial (o fator gerador dessa revolução) irá substituir progressivamente postos de trabalho.

Profissões tradicionais e especializadas serão extintas, substituídas pela tecnologia.

O mesmo irá acontecer com a figura do porteiro? Ele será substituído pela automação crescente e será uma figura do passado, um profissional futuramente esquecido?

…..

Observação: aqui, na seção de artigos da Interport, você se atualiza de forma clara e objetiva sobre tecnologia da segurança e assuntos afins.

Cadastre seu e-mail no final desta página e receba nossa newsletter. Assim você será avisado sobre novos artigos publicados.


 

Antes de tudo, o que é uma Revolução Industrial

Quando a sociedade muda de forma drástica sua estrutura por conta de grandes transformações em seus métodos de produção e manufatura, chamamos de Revolução Industrial.

São transformações que alteram todo o tecido socioeconômico, influenciando até mesmo regimes políticos.

…..

Um pouco sobre o passado

De um modo geral, o termo genérico “Revolução Industrial” é entendido como o resultado de um conjunto de mudanças ocorridas na Europa a partir dos séculos XVIII e XIX. Nessa época, houve uma grande mudança na estrutura da sociedade, quando o trabalho artesanal foi substituído pelo assalariado (e com o uso de máquinas na produção).

De modo mais específico, alguns estudiosos dividem o conceito de Revolução Industrial em três eventos:

Primeira Revolução Industrial: surgiu com a invenção das máquinas a vapor. Durante esse período (1780 a 1830), o ramo da indústria que se expandiu foram os das áreas têxtil e de produção de algodão.

Segunda Revolução Industrial: ocasionada pelo desenvolvimento na indústria no pós-guerra. Expandiram-se rapidamente a metalurgia, a siderurgia e a química. Nesse período (início do séc. XX), foram desenvolvidos os meios de produção em massa, com trabalhadores passando a atuar em linhas de produção.

Terceira Revolução Industrial: surgida a partir dos anos 70, originou-se com a alta demanda tecnológica e de mão de obra mais especializada. Fatores como o desenvolvimento dos computadores, dos avanços em biotecnologia e eletrônica ampliaram o alcance desse fase.


 

E a quarta Revolução Industrial (ou 4.0)?

A quarta Revolução Industrial está em curso atualmente. Ela tem como base o desenvolvimento crescente dos algoritmos, da inteligência artificial (IA).

Com essa revolução, a mão de obra humana tenderá a ser substituída progressivamente pela inteligência artificial. E não sabemos quais setores serão totalmente substituídos.

Para se ter uma ideia, alguns estudos apontam que, talvez já em 2025, um em cada três postos de trabalho serão substituídos pela IA.

Em números absolutos, estima-se que, já por volta de 2020, a automação substituirá cerca de 5 milhões de postos de trabalho.

Então, o que estamos tratando aqui é da revolução do trabalho como o conhecemos hoje.

…..

Temos controle do que acontecerá?

Uma questão que se deve destacar é que a IA se caracteriza pelo desenvolvimento de algoritmos que são capazes de aprender por si próprios, o que a diferencia de um mero programa de computador.

Assim, os estudiosos se dividem entre os que acham que teremos todo o controle sobre os desdobramentos da inteligência artificial e os que são temerosos quanto a um futuro incerto.

O futuro do emprego

Desse modo, não há como prever o quanto a IA vai modificar todo o trabalho humano.

A princípio, acredita-se que os setores jurídico, médico, contábil e de vendas serão os primeiros a se transformarem.


 

A Portaria Remota

Sistema construído a partir de desenvolvimentos tecnológicos diversos, tanto de equipamentos como de tecnologia da informação, a Portaria Remota, dentre os recursos de segurança eletrônica, será talvez o sistema mais influenciado pelo desenvolvimento da inteligência artificial.

Isso se deve principalmente ao fato de que a Portaria Remota é o recurso de tecnologia de segurança que mais interage com as pessoas, já que controla também o afluxo de moradores, visitantes, fornecedores, funcionários etc.

O que temos à frente em Portaria Remota?

A tecnologia possui uma evolução cada vez mais rápida e, muitas vezes, surpreendente. Por isso é praticamente impossível prevermos o que virá em breve com precisão.

O fato é que, cada vez mais, os sistemas de segurança eletrônica de um condomínio estarão integrados e monitorados pela inteligência artificial.

Podemos imaginar, por exemplo, que um sistema de Portaria Remota poderá se adequar cada vez mais às rotinas de um condomínio, oferecendo respostas mais personalizadas, que poderão aumentar ainda mais a segurança e a economia.

O controle de processos tenderá a ser mais preciso e, muitas vezes, automatizado, bastando ao sistema da Portaria Remota receber as primeiras instruções para desenvolver soluções específicas e assim aprimorar os procedimentos locais de segurança.

Outro aspecto a se considerar é o possível aumento progressivo da economia em condomínios.

Com a inteligência artificial, a Portaria Remota poderá usar de modo mais racional os recursos, controlando, por exemplo, equipamentos, ativando-os e desativando-os quando necessário.


 

Provavelmente a Portaria Remota estará presente na grande maioria das portarias

Por fim, podemos, sim, apostar que a Portaria Remota é o futuro da segurança em portarias.

Além do desenvolvimento da inteligência artificial haverá o surgimento de novas tecnologias em equipamento eletroeletrônicos.

Esses dois recursos, operando juntos, num breve futuro poderá trazer resultados surpreendentes para as Portarias Remotas.

Poderão surgir sistemas surpreendentemente autônomos. E equipamentos com sensores de precisão e recursos hoje inimaginados.

Por enquanto, nos resta esperar!

…..

Se você quiser saber mais sobre Portaria Remota sem compromisso, fale com a Interport. São diversos consultores à disposição para visitar seu local e desenvolver um projeto exclusivo para suas necessidades.


 

Aqui, na seção blog da Interport, você encontra artigos com dicas práticas e informações de qualidade sobre diversos assuntos ligados a condomínios.

Por isso cadastre-se conosco. Avisaremos você quando novos artigos forem publicados. Mantenha-se informado!


 

Cadastre-se

Receba nossas newsletters por e-mail. Seja um dos primeiros a saber sobre novos artigos e outras novidades do mercado.Texto


Share This

Compartilhe

Divulgue este artigo!